O cinema brasileiro celebra um marco histórico com as indicações ao Oscar 2025 do filme “Ainda Estou Aqui”. Dirigido por Walter Salles, o longa recebeu três indicações: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres. Esta é a primeira vez que uma produção brasileira é indicada na categoria principal de Melhor Filme.
Fernanda Torres, aos 59 anos, foi reconhecida por sua atuação como Eunice Paiva, uma mãe em busca de seu marido desaparecido durante a ditadura militar no Brasil. Esta indicação a coloca ao lado de sua mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada na mesma categoria em 1999 por “Central do Brasil”.
A cerimônia de premiação ocorrerá em 2 de março de 2025, no Dolby Theatre, em Los Angeles. “Ainda Estou Aqui” concorre com filmes de destaque, como “Emilia Pérez”, que lidera com 13 indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz para Karla Sofía Gascón.
A repercussão das indicações tem sido significativa no Brasil, com um aumento na procura pelo filme nos cinemas nacionais. “Ainda Estou Aqui” se tornou o segundo filme brasileiro com mais indicações ao Oscar, ficando atrás apenas de “Cidade de Deus”.
A presença de “Ainda Estou Aqui” nas principais categorias do Oscar 2025 representa um momento de grande orgulho para o cinema brasileiro, destacando a qualidade e profundidade das produções nacionais no cenário internacional.