Criador de Dragon Ball morre aos 68 anos.
Morreu em 1º de março aos 68 anos o artista Akira Toriyama. Os estúdios ligados ao mangaká divulgaram a informação na madrugada desta sexta-feira (08). Segundo o comunicado publicado no site da franquia, Toriyama morreu por conta de um hematoma subdural, quando ocorre o acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.
Akira Toriyama foi um artista de mangá e designer de personagens japonês, mais conhecido por criar a imensamente popular série de mangá “Dragon Ball”. Nascido em 5 de abril de 1955, em Nagoya, Japão, Toriyama começou sua carreira como artista de mangá no final dos anos 1970. Ele ganhou amplo reconhecimento com sua série “Dr. Slump”, que foi serializada de 1980 a 1984 e foi altamente influente no mundo do mangá e do anime.

No entanto, o maior sucesso de Toriyama veio com “Dragon Ball”, que foi serializado na Weekly Shōnen Jump de 1984 a 1995. Tornou-se uma das séries de mangá mais populares e icônicas de todos os tempos, conhecida por seus personagens atraentes e batalhas intensas. “Dragon Ball” gerou inúmeras sequências, incluindo “Dragon Ball Z”, “Dragon Ball GT” e “Dragon Ball Super”, bem como várias adaptações animadas, filmes, videogames e produtos licenciados.
O estilo artístico distinto de Toriyama, as cenas de ação dinâmicas e a narrativa humorística lhe renderam uma base de fãs dedicada em todo o mundo. Ele também é conhecido por seus designs de personagens para videogames, como a série “Dragon Quest”. Apesar de seu enorme sucesso, Toriyama ficou conhecido por manter uma vida relativamente privada e raramente fazia aparições públicas. No entanto, as suas contribuições para o mangá e anime deixaram uma marca profunda na cultura pop.
Obrigado Akira Toriyama!