Filmes que aterrorizaram a adolescência de muitos!
Os anos 90 foram uma década memorável para o terror trazendo alguns dos filmes mais icônicos e influentes do gênero, filmes que se tornaram clássicos e influenciaram o cinema nos anos seguintes. Aqui estão cinco dos melhores filmes de terror dessa era:
“O Silêncio dos Inocentes” (1991) – Dirigido por Jonathan Demme, este thriller psicológico se tornou um marco do cinema, ganhando cinco Oscars, incluindo Melhor Filme. O filme introduziu Hannibal Lecter, interpretado por Anthony Hopkins, como um dos vilões mais icônicos do cinema. A tensão entre Lecter e a agente do FBI Clarice Starling (Jodie Foster) é inesquecível.
“Candyman” (1992) – Dirigido por Bernard Rose e baseado no conto de Clive Barker, Candyman explora lendas urbanas e o racismo de maneira aterrorizante. Tony Todd como o icônico Candyman se tornou uma figura central no cinema de terror, e o filme é reverenciado por sua abordagem única e sombria do gênero.
“Pânico” (1996) – Wes Craven revitalizou o gênero slasher com Scream, ao misturar terror com uma metanarrativa cheia de humor. O filme é creditado por redefinir o terror adolescente, estabelecendo regras de sobrevivência e apresentando o assassino mascarado Ghostface. Pânico deu início a uma franquia de sucesso e influenciou uma nova geração de filmes de terror.
“O Sexto Sentido” (1999) – Dirigido por M. Night Shyamalan, The Sixth Sense se destacou por sua narrativa envolvente e pelo icônico plot twist. A frase “Eu vejo gente morta” se tornou uma das mais famosas do cinema. O filme equilibra sustos e uma profunda exploração emocional, tornando-se um sucesso tanto de crítica quanto de público.
“A Bruxa de Blair” (1999) – Este filme de baixo orçamento, dirigido por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, popularizou o estilo “found footage” no terror. A história sobre três cineastas desaparecidos nas florestas de Maryland foi apresentada como um documentário, o que criou uma atmosfera de realismo assustador. A Bruxa de Blair foi um fenômeno cultural e inspirou uma onda de filmes de terror no mesmo estilo.